|
||
O VIDRO COLORIDO Além da aplicação artesanal de tintas especiais para vidros e do processo de serigrafia, existem três formas de produção industrial de vidro colorido:
- aplicação de aditivos na massa; - deposição de camada refletiva; - laminação com película plástica colorida ou laminação em vidros com massa colorida;
O Processo de Coloração do Vidro Os vidros impressos e float coloridos distinguem-se dos incolores pelo fato de aditivos minerais serem incorporados em suas composições, conferindo-lhes, de um lado, coloração e, do outro, proporcionando-lhes o poder de barrar um mínimo da radiação solar. Exemplos de Vidros coloridos: - Ártico (amarelo, verde, azul, vinho) - Float (fumê, bronze e verde) Refletivos Tanto pelo processo a vácua quando pelo processo dos vidros pirolíticos, os vidros refletivos adquirem diversas cores por reflexão. Além do efeito estético que proporcionam, principalmente a fachadas, barram grande parte da radiação solar e parte da transmissão luminosa, permitindo economia de energia elétrica através de menores gastos com o sistema de ar-condicionado.
Laminados Tanto os vidros laminados com Polivinil Butiral ( PVB ) quanto os vidros laminados com resina permitem a criação de uma infinidade de cores.
Na laminação com PVB são feitas combinações de cores básicas para se formar a cor desejada, enquanto na laminação com resina os pigmentos são misturados à própria resina antes da laminação.
Recentemente foi lançado uma linha de laminado que além de permitir a criação de cores, possibilita a utilização de quase uma dezena de texturas padronizadas através da aplicação de um filme rígido entre película plásticas. O produto permite ainda a adoção de cores diferentes em dois lados do mesmo vidro. |
||